Outubro, 02 / 2024
Quais são as vantagens de aprender inglês? Saber falar inglês virou quase uma obrigação dentro do mundo globalizado em que vivemos. Por isso, boa parte das pessoas procuram aprender, inclusive, uma outra língua que não seja o inglês.
Há, no entanto, uma certa farsa no que diz respeito ao aprendizado da língua inglesa. Isso acontece devido a falta de prática e estudos interessantes. Assim, mesmo que algumas das palavras e expressões da língua apareçam no vocabulário das pessoas, é bastante comum que elas não saibam exatamente o que significam.
Aprender uma nova língua é o sonho/objetivo de várias pessoas, mas, hoje em dia, o inglês já se encaixa como necessidade para o comércio e qualquer profissão mais avançada. Pelo fato dele ser tão importante dentro das organizações, é preciso atentar a certas situações que serão determinantes na hora de contratar ou não uma determinada pessoa para o cargo.
Ter o domínio de uma nova língua, principalmente uma tão universal, quanto o inglês vai te fazer ir mais longe em vários sentidos. Além de conseguir compreender o que está sendo falado em filmes, séries e músicas, você vai conseguir viajar sozinha e se comunicar sem a ajuda de mais ninguém.
As viagens sofrem com uma certa adaptação, já que nem sempre você está visitando um país que fale naturalmente o inglês ou o inglês americano (que é o mais conhecido e estudado), porém se você souber se comunicar com ele, tudo se resolve, pois sempre tem uma pessoa para te ajudar. O inglês te proporciona mais liberdade e isso não tem preço.
O entendimento do inglês não é tão difícil quanto parece, mas é necessário esforço e dedicação. Isso porque uma vez que muitos acham que sabem muito bem o idioma, mas acabam se frustrando quando precisam de tais aprendizados e não sabem exatamente como agir. Falar em outro idioma causa nervosismo, ainda mais se estiver sozinho, mas depois que aprende não se quer mais saber de outra coisa.
É muito normal que as pessoas pensem que sabem se comunicar em outra língua corretamente, mas na hora ficam nervosas e inseguras e nada sai como planejado. Além disso, a pessoa pode travar completamente e ficar paralisada.
Não é apenas saber as regras de linguagem daquele novo idioma, mas também, saber como se comunicar e passar a informação. A interpretação da comunicação, é outro fator que pesa muito na hora de uma pessoa conseguir aprender ou não o novo idioma, bem como a prática e o exercício.
Não adianta querer aprender se não houver prática nenhuma. Isso acontece porque o nosso cérebro está constantemente programado a ficar associando certas linguagens com algo que já aconteceu. Ou seja, quando é tudo muito novo e diferente, as memórias acabam ficando bagunçadas.
Outra questão relaciona-se com a forma de estudar. Muitos indivíduos acham que ler um livro e escutar música é um método de estudo isolado e não é bem assim. Boa parte não sabe estudar corretamente uma nova língua e trata a linguagem como se fosse igual a qualquer outro estudo, mas não é exatamente assim. O exercício é extremamente importante, assim como as repetições, mas é essencial fortalecer o cérebro e o ajustar a estudar da maneira mais apropriada para você.
Hoje, tornou-se muito mais fácil aprender um novo idioma, pois existem aplicativos os quais têm como pretensão te atualizar de informações pontuais e te ajudar a treinar a nova língua com objetos e situações do uso do dia a dia. O dicionário sempre é também uma ótima opção para se ter por perto, nesses casos, no entanto, o online serve de maneira melhor, já que é comum que todos estejam sempre com ele em mãos.
Uma dica que pode te ajudar ainda mais e fazer toda a diferença é colocar o novo idioma como linguagem oficial do seu celular. Com isso, o uso do dia a dia vai te fazer se acostumar com algumas expressões típicas da língua e se adaptar melhor a elas.
Como a prática é muito importante, estar em grupos de conversação é de extrema necessidade, uma vez que se comunicar bem faz parte da premissa da nova linguagem. Mas, caso não consiga ter um parceiro ou um grupo para conversar, simule conversas com você mesmo, além de praticar escutando séries, filmes e músicas daquele determinado idioma.
Importante: não deixe de revisar regras e tentar escrever nessa outra língua. Esse fator vai te agregar bastante valor.
Sempre anote e tire dúvidas. Caso suas aulas sejam com professores presenciais e você tenha a oportunidade de fazer perguntas, faça. Não tenha medo de errar. O importante aqui é tentar e se esforçar ao máximo possível.